IEGM – Dados de Alagoas serão lançados em Congresso em Curitiba

17/10/2017 ás 20:07:36

Visualizações: 1726

O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) está levando para apresentação durante o III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Curitiba, os resultados da primeira coleta integral de informações dentro dos novos parâmetros que vão compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Estado.

A ferramenta de controle foi disponibilizada desde o ano passado, pelo TCE, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), mas contava com a adesão de apenas 37% dos municípios alagoanos, Na atual gestão ela foi aprimorada e atualizada, num trabalho conjunto das diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal (Dfafom).

Os resultados envolvendo as respostas de todos os 102 municípios, aos questionários disponibilizados pelo TCE-AL foram possíveis graças à determinação da presidente Rosa Albuquerque e do empenho de sua equipe, que atuou, em várias frentes: desde a atualização do sistema; a divulgação da importância do IEGM; até a capacitação dos gestores e controladores, para a prestação das informações online.

Até o início de 2017, o sistema, que possibilita a mensuração de serviços e da efetividade de políticas públicas, subsidiando a medição da qualidade de gastos e investimentos públicos realizados, tinha a adesão de apenas 37 municípios alagoanos. Com o trabalho realizado, os dados que serão levados ao Congresso e lançados no sistema nacional do Instituto Rui Barbosa (IRB), já representam a realidade de 100% dos municípios do Estado.



Mais Recentes

Ver mais